AFAN
O Sonho Torna-se Realidade
INÍCIO . POLOS DE ATIVIDADE . . EVENTOS . O SONHO TORNA-SE REALIDADE

O Sonho Torna-se Realidade

O dia 14 de agosto de 2105 constitui para a Força Aérea Nacional (FAN) um marco importante para a sua história. Em cerimónia militar presidida pelo Ministro da Defesa Nacional General João Manuel Lourenço foi oficialmente inaugurada a Academia da Força Aérea Nacional. Doravante o dia 14 de agosto será celebrado na FAN e nas Forças Armadas Angolanas como o dia da Academia da Força Aérea Nacional (AFAN).

A integração do Estandarte Nacional, pela primeira vez, nas forças em parada bem como a entrega do Estandarte da Academia ao cadete 1ª porta estandarte do Corpo de Alunos e ainda o compromisso dos Cadetes sobre o Código de Honra do Aluno da AFAN foram momentos únicos que irão ficar na memória de todos os presentes.

A AFAN é agora uma realidade incontornável. Representa o culminar de uma visão estratégica e de um querer institucionais nascidos a 28 de Julho de 2011 com a nomeação pelo Decreto Presidencial, n.º 011/011, do primeiro e atual Comandante Brigadeiro Piloto-Aviador João de Oliveira Borges.

Nos termos do Regulamento a “…sua missão é formar oficiais para o quadro permanente da Força Aérea Nacional, habilitando-os para o exercício das funções que estatutariamente lhes são atribuídas, conferindo-lhes as competências adequadas ao cumprimento das tarefas específicas da Força Aérea Nacional, promovendo ainda o desenvolvimento individual para o desempenho de funções de comando, direcção e chefia”.

Iniciaram o 1º ano letivo 27 cadetes distribuídos pelas seguintes especialidades:

  • Piloto-Aviador: 5
  • Mando (Comando) Táctico: 8
  • Administração Aeronáutica: 14

A Cooperação Técnico-Militar portuguesa associou-se ao ato com a presença do Diretor do Núcleo Coordenador da Cooperação, de todos os elementos da Força Aérea que compõe o Projeto 3 incluindo o seu Diretor e ainda dos restantes assessores da Marinha e do Exército que exercem a sua atividade no Lobito.

O primeiro desfile solene das forças em parada encerrou a cerimónia militar.

Parabéns à Academia da Força Aérea Nacional com votos dos maiores sucessos e voo altos na senda da ciência e do saber aeronáuticos dando jus ao lema “Nas Asas do Saber a Pátria de nós se Orgulha”.


Os 27 Cadetes. A Cadete Eliane é a primeira porta estandarte do Estandarte da AFAN


As forças em parada com os alunos em azul no pelotão central