Realizou-se no passado dia 17 de abril uma visita de Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, General João Manuel Lourenço, à Academia da Força Aérea Nacional (AFAN), sedeada na Catumbela.
Nesta visita o Ministro fez-se acompanhar pelas mais altas individualidades civis e militares com especial relevo para Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Geraldo Sachipengo Nunda e Sua Excelência o Comandante da Força Aérea Nacional, General Francisco Lopes Gonçalves Afonso.
O ministro foi recebido pelo Comandante da Academia, Sua Excelência o Brigadeiro Piloto-Aviador João de Oliveira Borges que no seguimento dos cumprimentos de boas vindas efetuou uma apresentação sobre o estado de prontidão deste Estabelecimento de Ensino Superior Militar. O governante teve oportunidade de constatar que, do ponto de vista académico e militar, a AFAN está pronta para arrancar com o 1.º ano lectivo das três licenciaturas em Ciências Militares Aeronáuticas, Piloto Aviador, Comando Tático (nas especialidades de: Defesa Anti-Aérea (DAA); Tropas Rádio-Técnicas (TRT); Operações e Controlador de Tráfego Aéreo) e Administração Aeronáutica. Na ocasião o Ministro aceitou o convite formulado pelo Comandante, Brigadeiro Borges para apadrinhar a Academia.
Seguiu-se uma visita pormenorizada às infraestruturas onde o Ministro ficou a conhecer in loco o que ainda falta para a conclusão das obras e para o apetrechamento das salas de aulas, alojamentos, refeitório e demais instalações.
A visita do ministro aconteceu num momento crucial em que, depois de realizado o 1º Conselho Científico, a Academia aguarda ansiosamente pela chegada dos primeiros cadetes para dar vida ao lema: “Nas asas do conhecimento a Pátria de nós se orgulha”.
Veja aqui a galeria