Decorreu no passado dia 7 de maio, no Instituto Superior da Força Aérea Nacional (ISFAN), na cidade da Catumbela, a cerimónia oficial de abertura do primeiro Curso de Promoção a Capitão.
A cerimónia, presidida por Sua Excelência, o Comandante da Força Aérea Nacional, General Francisco Lopes Gonçalves Afonso, contou ainda com a presença das mais altas individualidades militares nomeadamente Sua Excelência, o 2.º Comandante da Força Aérea Nacional, Tenente-General Cristóvão Miguel da Silva Júnior, Sua Excelência o Chefe da Direção de Aviação, Tenente-General Eugénio Carlos Bambi, Sua Excelência o Comandante da Academia da Força Aérea Nacional (AFAN), Brigadeiro João Borges, Sua Excelência o 2.º Comandante do ISFAN, Brigadeiro Pedro Viegas Júnior, Sua Excelência o Comandante do Regimento Aéreo de Caça-Bombardeiros, Coronel Eugénio Lucas e altos representantes do Exército e da Marinha de Guerra Angolanas. Destaca-se ainda a participação de Sua Excelência a Administradora do Município da Catumbela, Dra. Filomena Pascoal.
De acordo com o programa o ato começou com a entoação, à capela, do hino nacional, seguindo-se a apresentação do presidium, leitura da mensagem de boas vindas, apresentação do programa do curso, leitura do compromisso de honra pelo aluno mais antigo, culminando com o discurso de Sua Excelência o General Comandante da Força Aérea Nacional.
Na alocução proferida por Sua Excelência o General Francisco Lopes Gonçalves Afonso foi sublinhada a importância do ensino e formação na valorização e aperfeiçoamento dos quadros sem os quais não é possível responder cabalmente aos desafios cada vez mais exigentes que se colocam à Força Aérea Nacional.
Iniciaram o CPC 01/2014 quatro capitães e 23 tenentes. A duração é de 44 semanas prevendo-se que o curso termine em Março de 2015.
O Major Abel de Oliveira, assessor da Força Aérea Portuguesa no Instituto Superior da Força Aérea Nacional de Angola, participou na solenidade a convite do Comandante do ISFAN. E foi retomada no passado dia 7 de abril no âmbito do Projeto 9 da Cooperação Técnico-Militar com a Força Aérea Nacional de Angola.
Veja aqui a galeria