Cursos
COCTA 01-2012

COCTA 01-2012

Em 14 de janeiro de 2013, na Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional (EMAFAN), na cidade do Lobito - Angola, procedeu-se à cerimónia de encerramento do Curso de Oficiais de Controlo de Tráfego Aéreo (COCTA 1/12), presidida por Sua Excelência, Tenente-General Diógenes, Chefe da Direção do Pessoal e Quadros da Força Aérea Nacional (FAN).

Este curso destinado a militares da FAN teve como objetivo a aquisição de competências de carácter técnico, dotando os formandos da capacidade de controlarem tráfego aéreo de aeródromo e aproximação, em ambiente convencional.

A componente específica da especialidade do curso decorreu entre 18 de junho e 15 de dezembro, de 2012, tendo sido ministrada a 13 alunos (1 oriundo da classe de oficiais e 12 da classe de praças, da FAN) que a concluíram com aproveitamento.

O curso foi ministrado por militares do Quadro Orgânico da EMAFAN, devidamente habilitados, e contou uma assessoria portuguesa constituída pelo TEN/TOCART Alexandre Félix que, durante 10 semanas, lecionou as disciplinas de Legislação Aérea e Inglês Aeronáutico, num total de 110 horas letivas e pelo SAJ/OPCART Luís Simões que, igualmente durante 10 semanas, lecionou as disciplinas de Simulações de Controlo de Aeródromo e de Aproximação, num total de 207 horas letivas. Os dois assessores pertencem ao Núcleo de Circulação Aérea, do Grupo de Formação, do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA).

Pela primeira vez, foram introduzidas, no currículo do curso de Controlo de Tráfego Aéreo (CTA), as disciplinas de Prevenção de Acidentes e de Tecnologias de Informação e Comunicação.
O COCTA 01/12 decorreu dentro da normalidade, tendo sido decisivo, para tal, não só o bom desempenho escolar dos formandos, como também o empenho, dedicação e o profissionalismo demonstrados por todos os elementos do corpo docente.

De uma forma geral, os formandos revelaram elevado interesse pelas matérias ministradas, sendo uma evidência, constante e inequívoca, a forma participativa assumida pela generalidade da turma o que contribuiu para tornar mais fácil a transmissão dos ensinamentos decorrentes das matérias que constituem os conteúdos programáticos do curso.

Veja aqui a galeria