Terminou no passado dia 08 de junho de 2012, na Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional (EMAFAN), localizada no Lobito, o Curso de Polícia Aérea 01/12 (CPA01/12).
Esta formação teve a duração de 8 semanas, contabilizando 187 tempos letivos, distribuídos pelas seguintes disciplinas e respectiva carga horária:
Esta formação foi frequentada por 34 militares, 22 Oficiais e 12 Sargentos, instrutores da Polícia Aérea das unidades da Força Aérea Nacional Angolana (FAN).
Após a frequência deste curso, estes militares estão em ótimas condições de dar formação, planear, executar e intervir em ações de segurança interna e defesa imediata, dar formação no âmbito do armamento explosivos e munições aos militares da FAN, executar procedimentos relacionados com explosivos, engenhos explosivos e seus efeitos, assim como a implementação das respetivas medidas de proteção.
Estes alunos ficam também habilitados a dar formação e executar ações de combate em ambiente urbano, assim como missões de caráter policial, no âmbito das suas funções de segurança interna e defesa imediata nas unidades da FAN.
Atualmente, a FAN está em processo de reestruturação, modernização e especialização dos seus quadros, nomeadamente os militares da Polícia Aérea, responsáveis pela segurança das suas unidades. Este Curso revestiu-se de particular importância, pois é o primeiro deste género e foi frequentado por militares com responsabilidades na formação base e na formação complementar dos especialistas de Polícia Aérea. Estes militares são uma grande aposta das chefias militares da FAN para o desenvolvimento da especialidade de Polícia Aérea.
Este curso foi ministrado por dois Formadores do Núcleo de Policia Aérea, do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea Portuguesa.
O curso decorreu normalmente, passando inicialmente por uma fase essencialmente teórica e depois por uma parte prática. Os formandos mostraram-se muito interessados nas matérias ministradas e atingiram bons resultados em termos académicos e também em experiência prática, ou seja, no “saber fazer”.
O curso terminou no dia 8 de junho com uma cerimónia curta mas digna. Foi efetuada uma demonstração prática dos conhecimentos adquiridos, seguida da cerimónia de entrega de diplomas, certificados e distintivos da Policia Aérea aos alunos finalistas. Usaram da palavra o Comandante do Grupo de Instrução da EMAFAN, CAP/PILAV Humberto Patrício, o Diretor de Curso, CAP /PA José Reis e o Exº Senhor Comandante da EMAFAN, COR/PILAV João Lopes, que presidiu a cerimónia. Por fim, o aluno melhor classificado do curso leu uma mensagem de agradecimento. De seguida, o comandante da EMAFAN convidou todos os presentes para um brinde de honra que foi servido na Messe de oficiais da Unidade.
É de referir e enaltecer o bom ambiente e a camaradagem demonstrada por todos os militares presentes.