No âmbito do Projeto 9 – Força Aérea Nacional -, da CTM luso-angolana, o Polo de Atividade do Lobito desempenha uma missão relevante, não só na formação dos pilotos angolanos destinados a guarnecer as unidades aéreas da Força Aérea Nacional (FAN), como também, cumulativamente, na formação de técnicos para as várias especialidades de apoio à atividade aérea.
A especialidade de Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro encontra-se inserida no conjunto das referidas especialidades e sempre mereceu um lugar de destaque pelo seu contributo na prevenção de todos os tipos de incêndio em instalações, terrenos e armamento, como também no combate a incêndios nas áreas referidas e em aeronaves, além do inestimável auxílio que presta nas ações de salvamento do pessoal envolvido em acidentes.
Tratando-se de uma especialidade tão relevante para o apoio à atividade aérea, torna-se indispensável a formação contínua de técnicos da área e é com esse propósito que a Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional (EMAFAN) ministra, com frequência, o Curso de Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro (COPSAS), prosseguindo o objetivo de manter a dotação de efetivos, de acordo com as reais necessidades das Unidades Base da FAN. Desde 1998, os cursos de OPSAS ministrados na EMAFAN contam com a colaboração de formadores da Força Aérea Portuguesa (FAP).
No passado dia 16 de agosto de 2013, teve lugar, na EMAFAN, na cidade do Lobito, a cerimónia de encerramento do COPSAS 01/2013, presidida por Sua Excelência, Brigadeiro João Borges, Comandante da Academia da Força Aérea Nacional (AFAN) e para a qual foram convidados os militares da FAP que constituem o Polo de Atividade do Lobito.
O COPAS 01/2013 incluiu uma componente da formação científico-tecnológica, com uma carga letiva de 360 tempos, que decorreu no período de 06 de maio a 16 de agosto de 2013 e que contou com a frequência de 25 formandos que a concluíram com aproveitamento. Esta componente foi ministrada pelo Sargento-Chefe José Gonçalves, formador do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA).
No decorrer da cerimónia de encerramento, foram entregues, aos alunos finalistas, os distintivos de especialidade e os diplomas de final de curso. Como reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido, o formador da FAP, Sargento-Chefe José Gonçalves, foi agraciado com uma menção honrosa.
O evento culminou com um simulacro de combate a incêndios e salvamento numa aeronave, onde os alunos puderam demonstrar as competências adquiridas durante a formação.