Estado-Maior da Força Aérea Nacional
Estágio de Segurança de Voo 2013

Estágio de Segurança de Voo 2013

Entre 12 e 22 de Novembro de 2013, decorreu, no Regimento Aéreo de Caça-Bombardeiros, na Catumbela, o primeiro Estágio de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves ministrado pela assessoria portuguesa, em Angola, no âmbito do Projeto 9 – Força Aérea Nacional. Esta ação de cooperação foi protagonizada pelo Tenente-Coronel Piloto Jorge Amorim e pelo Capitão Engenheiro Aeronáutico Diogo Duarte, oficiais da Força Aérea Portuguesa que se deslocaram a Angola com este propósito, no que foram auxiliados por um oficial psicólogo da FAN, Capitão Jöhearld Neto, que ministrou conteúdos letivos relativos à Psicologia de Voo.

As cerimónias de abertura e de encerramento do referido estágio foram presididas por Sua Excelência, Brigadeiro Carmelino Santos, Comandante do Instituto Superior da Força Aérea Nacional, que, em ambos os momentos, proferiu alocuções alusivas à importância da formação ministrada. Durante a cerimónia de abertura, o Diretor Técnico do Projeto 9, Tenente-Coronel Francisco Gonçalves, apresentou o âmbito do estágio e os objetivos adjacentes à concretização desta ação de cooperação.

O Estágio de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves foi concebido com base no Curso de Segurança de Voo ministrado na Força Aérea Portuguesa, abordando de forma condensada as matérias teóricas do sillabus desse curso. Especificamente, foram abordados os conteúdos programáticos relacionados com a Prevenção de Acidentes, a Gestão de Risco Operacional, a Psicologia de Voo, a Fisiologia de Voo, as Técnicas de Investigação de Acidentes, as Tecnologias, a Investigação de Acidentes e a Resposta a Acidentes com Aeronaves, num total de 52 horas letivas.

O Estágio de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves observou o objetivo de dotar os 36 militares da FAN que constituiram o grupo de estagiários de valências tendentes a melhorar a capacidade de análise de toda a problemática que envolve os acidentes aéreos e o estudo das ações corretivas passíveis de eliminar as suas causas, acrescentando-lhes capacidade para exercerem funções na estrutura de Prevenção de Acidentes da FAN e também de realizarem a investigação de eventuais acidentes que possam ocorrer com aeronaves da FAN.

 

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