Estado-Maior da Força Aérea Nacional
Zambeze Azul

Zambeze Azul

Em 22 de Agosto, realizou-se, na Base Aérea de Saurimo, na província da Lunda-Sul, a cerimónia de abertura do Exercício ZAMBEZE AZUL. Trata-se de um Exercício Combinado Multinacional de carácter humanitário com elementos de manutenção (imposição) de paz e enquadra-se no programa de exercícios bienais, deliberado pelo Comité Permanente de Aviação Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), na sua 14º Conferência, realizada em Maputo, no mês de Abril de 2010. Participam no Exercício, efectivos e meios aéreos das Forças Aéreas, Exércitos Aéreos e Asas Aéreas dos 14 Estados-Membros da SADC.

O ato de abertura foi presidido por Sua Excelência, General Francisco Lopes Gonçalves Afonso, MI Comandante da Força Aérea Nacional e contou com a presença de autoridades militares e civis dos países participantes, das quais se destacam, Cândida Narciso, MI Governadora Civil da província da Lunda-Sul e Manuel Lituai, vice-governador da província do Moxico. A convite da Comissão Organizadora do Exercício, esteve presente na cerimónia o Diretor Técnico do Projeto 9, Tenente-Coronel Francisco Gonçalves.

O Exercício Aéreo Zambeze Azul irá decorrer até 31 de agosto, com o objetivo principal de reforçar a integração regional dos países da África Austral. Os objetivos estratégicos do Exercício visam desenvolver, praticar e avaliar a doutrina da SADC, no planeamento e execução das Operações de Apoio Humanitário; desenvolver e melhorar a cooperação regional no campo das Operações de Apoio Humanitário em situação real; desenvolver as Estruturas das Forças Aéreas da SADC ao nível das Operações e Quartel-General e exercitar e atualizar o Protocolo Regional sobre as autorizações de sobrevoo.

No âmbito da preparação do Exercício, a Força Aérea Portuguesa fez deslocar a Angola uma equipa multidisciplinar, envolvendo as áreas de Operações, Desenvolvimento de Exercícios, Comunicações e Sistemas de Informações, Logística e Doutrina Militar, com o propósito de ajudar na sua conceção e desenvolvimento, treinar as audiências-alvo na sua execução e apoiar a implementação das várias estruturas.

Veja aqui a galeria