A Cooperação no Domínio da Defesa entre Portugal e Angola visa desenvolver um relacionamento próximo entre os militares destes dois países, por forma a potenciar a troca de experiências e conhecimentos técnico-militares e, assim, enfrentar os riscos, ameaças e desafios comuns.
O Projeto n.º 3 da Cooperação no Domínio da Defesa, assinado no âmbito do Programa-Quadro 2022-2026, tem como objetivo global apoiar a Força Aérea Nacional através da assessoria ao Comando Superior e ao Estado-Maior da Força Aérea Nacional, em Luanda, bem como a assessoria e apoio aos Estabelecimentos do Ensino Superior (Instituto Superior da Força Aérea Nacional e Academia da Força Aérea Nacional) e à Escola Militar Aeronáutica da Força Aérea Nacional, na província de Benguela.
O projeto é composto por seis militares. Um Coronel, Diretor Técnico, que desenvolve e acompanha os trabalhos a partir de Luanda e cinco assessores (quatro oficiais e um sargento) que se encontram, permanentemente, na província de Benguela.