Destaques
69.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP)
INÍCIO . . 69.º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA (FAP)

69.º Aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP)

No dia 01 de julho de 2021, a Força Aérea Portuguesa (FAP) completou o seu 69.º aniversário, tendo para o efeito os militares da Força Aérea em serviço em Angola (Luanda e Lobito), tomado a iniciativa de comemorar a data na companhia dos camaradas dos outros Ramos na CDD, do Adido de Defesa em Angola, e de um Senhor Oficial General da Força Aérea Nacional (FAN), nomeadamente o Chefe da Direção de Preparação Combativa e Ensino (DPCE) do Comando da FAN (CONFAN), o Exmo. Brig. Mateus Simão, juntamente com um Oficial Superior, o Adjunto da DPCE, o Cor Tara, que de uma forma amável aceitaram o convite endereçado pelo Diretor do Projeto e (DT P3).

O Assessor do P3, TCor Távora destacado no Lobito, esteve presente em representação dos restantes camaradas, tendo se associado a esta data festiva, que foi comemorado com uma simples confraternização a que se seguiu um almoço bem agradável.

Saliento que a FAP foi criada pela Lei n.º 2.055, de 27 de maio de 1952, passando a ser superiormente dirigida ao tempo por uma Subsecretário de Estado da Aeronáutica, dependente do Ministério da Defesa Nacional, de acordo com o Decreto-Lei n.º 38805, de 28 de junho de 1952.  De facto, os referidos diplomas legais vêm consagrar a FA com Ramo independente das Forças Armadas[1].

 

Os militares da FA em Luanda, agradecem a presença de todos os militares e amigos que se juntaram a esta iniciativa e confraternização, manifestando um reconhecimento especial aos elementos do NAL, que com a sua relevante colaboração permitiram a realização do evento. 



[1] Que de facto integrou as aviações até então incorporadas tanto na Marinha como no Exército.