COR/TPAA Luis Ribeiro

COR Fernando DamásioO Coronel TPAA Luís Miguel Lopes de Oliveira Ribeiro nasceu em Lisboa, em 26 de maio de 1961.Repartiu a sua infância e adolescência entre Alcafozes e Idanha-a-Nova, onde viveu até aos 20 anos, e Castelo Branco, onde completou os estudos secundários no Liceu Nuno Álvares.

Ingressou na Força Aérea em 3 de junho de 1981, tendo efetuado a recruta e jurado Bandeira na OTA na então Base Aérea Nº2 (BA2), aí frequentou também o curso de Oficiais Milicianos da extinta especialidade de Intendência e Contabilidade, atual Administração Aeronáutica.

Em março de 1982, depois de concluído o curso, ficou colocado na BA2, onde desempenhou funções de Adjunto da Secção de Contabilidade, Chefe de Secção da Contabilidade e Chefe da Secção de Vencimentos.

De setembro de 1986 a maio de 1988 frequentou no Centro de Instrução N.º 2 (CI2), sediado na OTA, o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Permanente, na especialidade de Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo.

Concluído o curso, foi colocado na Direção de Pessoal (DP), na 1ª Repartição - Colocações onde permaneceu até julho de 1995.

Entre janeiro e março de 1992 frequentou o Curso Básico de Comando, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea (IAEFA) na Granja do Marquês, Sintra.

Já com o posto de Capitão, em agosto de 1995, foi colocado na Base Aérea nº1 (BA1), em Sintra, onde permaneceu até ir frequentar o Curso Geral de Guerra Aérea (CGGA). Durante a sua colocação na BA1, desempenhou as funções de Chefe da Secretaria-Geral e de Chefe da Secção de Justiça, acumulando ainda com a função de Oficial Adjunto do Comando, de agosto de 1995 até dezembro de 1996.

Após o CGGA, que frequentou nas instalações do IAEFA mas já sob a designação de IESM, entre outubro de 2005 e junho de 2006, foi nomeado para desempenhar as funções de Chefe do Centro de Audiovisuais da Força Aérea (CAVFA) onde permaneceu até abril de 2013.

Em maio de 2013, regressou à BA1 para assumir o Comando da Esquadra de Pessoal, função que desempenhou até março de 2014.

Nessa data, foi colocado no EMGFA a desempenhar funções como membro do Núcleo de Implementação da Direção de Saúde Militar (DIRSAM), tendo sido nomeado, em abril de 2015, chefe da Repartição de Pessoal dessa Direção.

Em outubro de 2015, regressou à DP tendo assumida a chefia da Repartição de Dados e onde permaneceu colocado até ao dia 8 de novembro de 2018.

Durante a sua carreira militar há ainda a destacar o cumprimento de uma missão humanitária e de apoio à paz no âmbito das Nações Unidas, em Timor-Leste, no período de fevereiro a agosto de 2000 e outra missão de treino sob a égide da União Europeia no período de setembro de 2016 a março de 2017, na República Centro Africana.

Desde 9 de novembro de 2018 encontra-se em Angola, onde desempenha as funções de Diretor Técnico do Projeto 3 - Apoiar a Força Aérea Nacional, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa com a República de Angola, cujas atividades principais são desenvolvidas nas cidades de Luanda, do Lobito e da Catumbela.

Foi promovido ao atual posto em 28 de dezembro de 2018. 

Na sua nota de assentos constam diversos Louvores individuais e coletivos, e ainda várias Condecorações Nacionais e Estrangeiras.

É licenciado em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e tem uma Pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).

O Coronel Luís Ribeiro é casado e pai de duas filhas.