Destaques
VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA
INÍCIO . . VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

VISITA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

No âmbito da visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa a Angola, entre os dias 6 e 9 de março de 2019 e no seguimento do encontro com a comunidade Portuguesa da Província de Benguela, que teve lugar a bordo da fragata NRP Álvares Cabral, e em Luanda na Escola Portuguesa, houve a oportunidade de trocar cumprimentos e felicitações com os Assessores Técnicos Portugueses a prestar serviço de Cooperação no Domínio da Defesa e em particular com os militares que integram o Projeto 3 – “Apoiar a Força Aérea Nacional”.

A partilha de experiências e histórias vividas em terras africanas entre os cidadãos da comunidade portuguesa presentes e as demais individualidades, políticos, militares e civis, nacionais e angolanos, tornaram os eventos fraternais e historicamente dignos de importância e relevância, que certamente não será esquecido por todos os envolvidos.

Desde logo, a começar pela excelente receção que os militares da Marinha Portuguesa proporcionaram, no dia 7 de março, a bordo do NRP Álvares Cabral, o magnífico ambiente de cordialidade gerado entre todos, inspirados pelo discurso de afabilidade do nosso Presidente da República, culminando com o entoar do Hino Nacional. O mesmo sucedeu no último dia da visita, dia 9 de março, no encontro com a comunidade portuguesa em Luanda e que decorreu na Escola Portuguesa, que se iniciou com o coro dos alunos desta Escola a entoar o Hino de Angola e de seguida o Hino de Portugal, acompanhado espontaneamente pelas largas centenas de concidadãos portugueses presentes no evento.

A ironia do destino fez com que alguns concidadãos nacionais, que não se viam há décadas, se reencontrassem nestes eventos a cerca de 7.000 km das respectivas terras natais, tornando ainda mais emotiva e de maior significado esta efeméride.

De entre as várias individualidades civis e militares angolanas foram recebidos os mais rasgados elogios pela organização e sentida satisfação pela fraternidade vivida entre todos.

Esta deslocação de S. Exª o Presidente da República e respetiva comitiva a Angola foi também um momento de enorme importância e envolvência para a Força Aérea Portuguesa, através do empenhamento dos seus meios aéreos, mas também pelo labor dos militares envolvidos na visita e por aqueles que no terreno se encontram em missão.

Do envolvimento global resultou o sentimento de missão cumprida.